Unilever 2023 for document-1

11 Startups lideradas/fundadas por mulheres foram selecionadas para participar do Innovations in Sustainability 2023

Essas startups se juntarão à rede de ex-alunos da Village Capital para promover a sustentabilidade na América Latina

button_lee en español button_read in english

São Paulo, 9 de agosto de 2023; A Village Capital, com o apoio da Unilever, anunciou que 11 startups da América Latina foram selecionadas para fazer parte do programa Innovations in Sustainability 2023.

A chamada se focou em startups de impacto na América Latina por meio de soluções relacionadas a práticas agrícolas sustentáveis, descarbonização e reciclagem. Por meio dessa aliança, a Village Capital e a Unilever ajudaram a fortalecer o ecossistema de inovação, abordando os desafios em torno da sustentabilidade, apoiaram diretamente inovações de alto impacto e destacaram oportunidades emergentes para ação contínua.

O objetivo dessa colaboração é quebrar barreiras e promover um ambiente mais diversificado, com foco no apoio e empoderamento de empresas lideradas ou fundadas por mulheres na América Latina. Startups de 14 países diferentes se inscreveram para fazer parte da aceleradora. O grupo final é formado por 11 startups de 5 países.

De agosto a dezembro de 2023, as empresas selecionadas se reunirão para dois workshops online e receberão suporte personalizado pós-programa de um analista de investimentos e mentores em setores relevantes. Por meio do programa, os empreendedores terão a oportunidade única de trabalhar em estreita colaboração com os líderes regionais da equipe da Unilever para desenvolver ainda mais seu impacto e inovação nas indústrias de agricultura, alimentos e reciclagem. O programa se concentra em ajudá-los a desenvolver as redes e ferramentas necessárias para dimensionar seu impacto e estabelecer um plano de desenvolvimento.

Aqui estão as 11 startups selecionadas que contribuirão com inovações sustentáveis ​​na região:

  • 1point8 (San José, Costa Rica) produz biocarvão a partir de resíduos vegetais e biomassa e usa um sistema de pirólise proprietário para vender certificados de remoção de carbono. Além disso, 1point8 oferece e paga aos agricultores locais para distribuir o biochar em seus campos.
  • Acción Circular (Santiago, Chile) responde aos desafios de reciclagem dos países em desenvolvimento por meio da aplicação da Internet das Coisas e de uma plataforma digital.
  • Agrohub (Marcos Juárez, Argentina) mitiga os efeitos adversos ao meio ambiente e à saúde pública gerados pelos produtos químicos utilizados na agricultura. Ao mesmo tempo, preserva ou melhora o rendimento dos cultivos.
  • BIO-CO2 Ltda (Concepción, Chile) desenvolve um bioestimulante a partir de algas para melhorar as condições do chão e aumentar a produtividade dos agricultores.
  • BioSolutions (Monterrey, México) desenvolve e fabrica desde espuma macia e acolchoada até termoplásticos rígidos e flexíveis usando algas sargassum do Mar do Caribe como componente principal.
  • Denize da Rosa Fraga Ltda (Ijuí, Brasil) propõe um sistema inovador para garantir a análise de qualidade do leite de vaca por meio do Projeto Support D'Leite. Seu sistema torna o leite mais seguro para o consumo humano, estabelecendo padrões claros que, até agora, são praticamente inexistentes.
  • GetFair (Santiago, Chile) é uma plataforma de dados completa que permite a qualquer agricultor comunicar dados via blockchain, permitindo que os agricultores cobrem mais por seus produtos e aumentando os incentivos para melhores práticas.
  • Mycobites (Santiago, Chile) desenvolve uma nova categoria de alimentos à base de cogumelos, ricos em nutrientes e amigáveis ​​ao meio ambiente.
  • Syocin (Rosario, Argentina) opera uma plataforma de biologia sintética que projeta e fabrica bio bactericidas à base de proteínas. Estes podem atingir com precisão patógenos de plantas bacterianas.
  • Tierra Foods (Cidade do México e Gaddesden Row, UK*) transforma plantas silvestres de florestas tropicais subutilizadas em ingredientes densos em nutrientes e negativos em carbono que podem ser vendidos para empresas globais de alimentos.

Para mais informações, entre em contato com Sofía Cándano no Village Capital (sofia.candano@vilcap.com).

Sobre a Village Capital

A Village Capital está reinventando o sistema de apoio aos empreendedores do futuro. Conhecido pelas suas abordagens inovadoras para apoiar fundadores na criação de soluções para questões sociais, econômicas e ambientais emergentes, VilCap desbloqueia capital social e financeiro crítico para que as empresas em estágio inicial possam maximizar o seu impacto nos negócios e seu crescimento.

A Village Capital começou a operar na América Latina em 2015. Agora tem mais de 16 programas de aceleração que incluíram mais de 19 países da região como Bolívia, Guatemala e Paraguai. VitalCap já apoiou mais de 170 startups locais trabalhando em setores como agricultura sustentável, mobilidade econômica e saúde financeira. Saiba mais em www.vilcap.com e siga @vilcap_latam.