FFLA21 Press Release Banner

Akiba, HiSofi e ContaAyuda foram selecionadas para receber uma doação durante a aceleradora Finance Forward Latin America 2021 da Village Capital

Akiba foi selecionada pelos outros participantes, enquanto HiSofi e ContaAyuda foram selecionados por um comitê da MetLife Foundation e Village Capital.

button_read in englis
São Paulo, em 17 de novembro de 2021; Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation Brasil e México e Moody's, anunciou hoje que Akiba, HiSofi e ContaAyuda foram selecionados para receber uma doação como parte do programa Finance Forward Latin America 2021. Esta é a terceira iteração do programa para startups que desenvolvem soluções tecnológicas para saúde financeira na região.

“A saúde financeira é uma força poderosa para a estabilidade econômica e mobilidade na América Latina”, disse Daniel Cossío, Diretor Regional da Village Capital da América Latina. “A criatividade e a força disruptiva dos empresários, aliadas à grande empatia que sentem por suas comunidades, fazem deste setor uma ferramenta imparável para a nossa região. A pandemia de COVID-19, a crise econômica e as populações sub-bancarizadas começam a ter alternativas tecnológicas para visualizar uma recuperação econômica regional”.

“Estamos muito realizados de apoiar este programa na região e ter uma fintech brasileira entre as finalistas é motivo de muito orgulho”, comenta Breno Gomes, CEO da MetLife Brasil. “Acredito que, com este tipo de projeto, que foca não somente em aporte financeiro, como também em mentoria, contribuiremos para o desenvolvimento do País”.

“A Moody's acredita no poder do conhecimento para empoderar pequenas empresas em crescimento. Essas startups estão dando resultados”, disse Marina Rosemberg, Country Manager da Moody's Argentina. “Com os recursos e currículo do Finance Forward da Village Capital, acreditamos que haverá uma mudança positiva na criação de soluções a longo prazo em suas comunidades”.

Após três meses, durante o último dia da aceleradora virtual organizada pela Village Capital com o apoio da MetLife Foundation e Moody's, as 12 startups participantes avaliaram-se mutuamente através da lente do investidor, usando os oito critérios específicos de investimento.

Akiba foi qualificada como a “mais bem preparada para receber investimentos” por seus pares e receberá uma doação de U$40.000 dólares. Ao mesmo tempo, um comitê da MetLife Foundation e Village Capital analisou as startups e selecionou HiSofi e ContaAyuda para receber uma doação de U$30.000 dólares por parte da MetLife Foundation.

As três empresas realizam as seguintes atividades:

  • Akiba (Cidade do México, México) oferece empréstimos consignados, salários sob demanda e fundos de poupança para funcionários de baixa renda na América Latina.
  • HiSofi (São Paulo, Brasil) permite que os consumidores de crédito decidam como pagar suas dívidas.
  • ContaAyuda (Querétaro, México) usa aprendizado de máquina para automatizar contabilidade, impostos e finanças para PMEs.

Mais de 90 startups de 11 países latino-americanos se inscreveram para fazer parte da aceleradora, incluindo Brasil, Equador, Guatemala, México, Peru e Uruguai. As 12 melhores foram selecionadas para fazer parte do cohort. Todas essas 12 startups estão criando soluções em financiamento consignado, gestão de PMEs, empréstimos peer-to-peer (P2P), entre outras coisas, e 50% delas estão trabalhando fora dos principais centros fintech.

Para obter mais informações, entre em contato com Sofía Cándano da Village Capital (sofia.candano@vilcap.com).


Sobre a Village Capital

A Village Capital ajuda os empreendedores a levar grandes ideias de visão a escala. Nossa missão é reinventar sistemas para apoiar os empreendedores do futuro. Nossa visão é um futuro em que os negócios criem equidade e prosperidade a longo prazo. Desde 2009, apoiamos mais de 1.100 empreendedores em estágio inicial por meio de nossos programas de preparação para investimento. Nosso fundo afiliado, VilCap Investments, investiu em mais de 100 ex-alunos dos programas, incluindo nove empresas em estágio inicial na América Latina, comoePesos (2016), Fintual (2017) e Huli (2017).

Sobre a MetLife Foundation

Na MetLife Foundation, estamos comprometidos com o crescimento de oportunidades para pessoas de baixa e média renda em todo o mundo. Apoiamos organizações sociais e empresas para que criem soluções de saúde financeira e desenvolvam comunidades mais fortes. Ao mesmo tempo, motivamos nossos funcionários a ajudarem a gerar um impacto positivo por meio do voluntariado corporativo. A MetLife Foundation foi criada em 1976 para dar continuidade à longa tradição da MetLife de fazer contribuições corporativas e se envolver na comunidade. Desde seu início e até o final de 2020, a MetLife Foundation concedeu US $900 milhões em doações e investiu US $85 milhões em programas para fazer uma diferença positiva nas comunidades onde a MetLife opera. Nosso trabalho pela saúde financeira atingiu mais de 17,2 milhões de pessoas de baixa e média renda em 42 países. Para saber mais sobre a Fundação MetLife, visite metlife.org.

Sobre a Moody’s

Moody's (NYSE: MCO) é uma empresa global de avaliação de risco que ajuda as organizações a tomarem melhores decisões. Suas informações, soluções analíticas e conhecimentos permitem a identificação de oportunidades e a gestão dos riscos que podem resultar da realização de operações com terceiros. Acreditamos que maior transparência, decisões mais informadas e o fácil acesso às informações abrem as portas para o progresso conjunto. Com mais de 13.000 funcionários em mais de 40 países, a Moody's combina sua presença internacional com conhecimento local e mais de um século de experiência em mercados financeiros. Mais informações em moodys.com/about.

A Moody's está se movendo em direção a um mundo onde mais e mais pessoas têm acesso a oportunidades e onde todos têm o que é preciso para crescer e se desenvolver. Estamos comprometidos em abrir o caminho para um futuro melhor por meio de nossos programas globais de responsabilidade social corporativa que conectam pessoas em todo o mundo com o conhecimento e os recursos de que precisam para progredir. Para mais informações visite moodys.com/csr.