Adapt Press Release Banner_Latam_POR

Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, vai impulsionar empreendimentos na América Latina por meio do programa de aceleração ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente

Objetivo é reconhecer as startups que influenciam comunidades eindivíduos ajudando-os a se adaptarem aos grandes desafios relacionados à mudança climática, saúde e mobilidade econômica

button_read in englis

São Paulo, 22 de Junho de 2022: Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, inicia a abertura de inscrições para o programa de aceleração ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente na América Latina. O objetivo é apoiar empreendedores de startups no Brasil, Chile, Colômbia e México a continuarem desenvolvendo projetos que contribuam para o cenário de mudanças climáticas, promoção da saúde e mobilidade econômica e que impactam positivamente o destino da região. Os interessados têm até o dia 5 de agosto para se inscrever e os detalhes completos e critérios de elegibilidade podem ser encontrados aqui.

O programa de aceleração apoiará oito a dez startups na América Latina que estão criando e ampliando o acesso a soluções em:

  • Preparação para desastres: Projetos relacionados ao setor de seguros (insuretech) e à recuperação dos desastres naturais.
  • Saúde e bem-estar: Projetos de saúde mental, condicionamento físico e acesso à saúde.
  • Saúde financeira: Projetos relacionados com fundos de emergência, gestão das necessidades financeiras do dia-a-dia e preparação financeira.
  • Oportunidades econômicas, de trabalho e de aprendizagem: Projetos que podem incluir novas rotas para empregos locais com foco em tecnologia, como meio de impulsionar o desenvolvimento de empregos futuros.

“Na MetLife Foundation, acreditamos no impacto social dos empreendedores. Sua abordagem e inovação têm o potencial de melhorar a vida das famílias de baixa renda, reduzindo custos, atritos e estresse e também pode contribuir com melhores resultados”, comentou Mario Valdes, Diretor Geral da MetLife México e Membro do Conselho da Fundação MetLife México. Da mesma forma, Eric Clurfain, presidente regional da MetLife Latin America afirmou: “Acreditamos que a inovação pode dar lugar a uma nova geração de soluções que fortalecerão as comunidades e reduzirão as desigualdades, contribuindo para um futuro mais seguro para todos”.

Devido ao seu tamanho e biodiversidade, a América Latina é uma região propensa a enfrentar desastres naturais e outros desafios gerados pelas mudanças climáticas. Além disso, vários países ali localizados enfrentam adversidades, como condições de desigualdade em saúde, alimentação e problemas energéticos e de mobilidade econômica. O acesso limitado dos habitantes às soluções de proteção financeira necessárias, como linhas de crédito, alternativas de investimentos ou produtos de seguros, entre outros também acabam impactando neste cenário, segundo o IMF Working Papers.1

De outubro a dezembro de 2022, as startups selecionadas participarão de quatro workshops on-line e receberão orientação de potenciais parceiros estratégicos, investidores, clientes e outros fundadores da América Latina e dos Estados Unidos, além de realizarem sessões individuais com um analista de investimento para feedback e apoio.

As duas empresas mais bem classificadas por seus pares receberão uma doação da MetLife Foundation de $20,000 USD (vinte mil dólares) para serem investidos em suas operações locais. Todas as startups que se inscreverem no programa serão convidadas a participar da Abaca, a plataforma online gratuita da Village Capital que ajuda os empresários a projetar marcos importantes em sua jornada para o avanço no seu setor de atuação. A rede fornece ferramentas de diagnóstico e conecta os empresários com investidores e recursos relevantes.

Sobre a Village Capital

A Village Capital aajuda os empreendedores a levar grandes ideias de visão à escala. Nossa missão é reinventar sistemas para apoiar os empreendedores do futuro. Nossa visão é um futuro em que os negócios criem equidade e prosperidade a longo prazo. Desde 2009, apoiamos mais de 1.100 empreendedores em estágio inicial por meio de nossos programas de preparação para investimento. Nosso fundo afiliado, VilCap Investments, investiu em mais de 100 ex-alunos dos programas, incluindo nove empresas em estágio inicial na América Latina, como ePesos (2016), Fintual (2017) e Huli (2017).

Sobre a MetLife Foundation

Na MetLife Foundation, estamos comprometidos com o crescimento de oportunidades para pessoas de baixa e média renda em todo o mundo. Apoiamos organizações sociais e empresas para que criem soluções de saúde financeira e desenvolvam comunidades mais fortes. Ao mesmo tempo, motivamos nossos funcionários a ajudarem a gerar um impacto positivo por meio do voluntariado corporativo. A MetLife Foundation foi criada em 1976 para dar continuidade à longa tradição da MetLife de fazer contribuições corporativas e se envolver na comunidade. Desde seu início e até o final de 2020, a MetLife Foundation concedeu US $900 milhões em doações e investiu US $85 milhões em programas para fazer uma diferença positiva nas comunidades onde a MetLife opera. Nosso trabalho pela saúde financeira atingiu mais de 17,2 milhões de pessoas de baixa e média renda em 42 países. Para saber mais sobre a Fundação MetLife, visite metlife.org

Para mais informações sobre o programa ADAPT:
Village Capital
Sofía Cándano - sofia.candano@vilcap.com


Fundação MetLife (MetLife México)
Jorge Arturo Hernández - jorge.hernandez1@metlife.com.mx
Alejandro Luna - aluna@cuadrante.com.mx
Eduardo Ostria - eostria@cuadrante.com.mx


Mais informações para imprensa: 
FSB Comunicação
Marina Gil Bedani – 11 98209-2449
Marina.gil@fsb.com.br

Juliana Macedo - 11 99307-2499
Juliana.macedo@fsb.com.br

1 https://www.imf.org/external/pubs/ft/wp/2015/wp15206.pdf