Adapt Press Release Banner_Latam_POR

Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, seleciona oito startups latino-americanas para participar do programa de aceleração ‘ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente’

As startups selecionadas receberão suporte personalizado para ampliar ainda mais suas soluções de tecnologia

button_read in englis

São Paulo, 25 de Outubro de 2022: Village Capital, selecionou as oito startups que farão parte do programa de aceleração ‘ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente na América Latina’ para escalar suas soluções nas áreas de mudanças climáticas, saúde e mobilidade econômica. O ADAPT, lançado com o apoio da MetLife Foundation, é um programa acelerador que opera nos EUA e na América Latina.

O programa de aceleração ADAPT é impulsionado pelo foco em questões transversais ou interseccionais que afetam diretamente a capacidade de um indivíduo ou comunidade de alcançar resiliência e se adaptar aos desafios ambientais, sociais e econômicos contínuos.

A chamada foi focada no apoio a startups que atuam na resiliência da comunidade; incluindo a preparação para desastres naturais, preparação financeira e oportunidade econômica; e resiliência individual, incluindo saúde e bem-estar, trabalho e aprendizagem, e saúde financeira. Mais de 120 startups de 17 países da América Latina e Caribe se inscreveram para fazer parte da aceleradora.

O grupo final é composto pelas oito melhores startups de quatro países: Brasil, Chile, Guatemala e México, e 50% delas têm uma mulher como fundadora ou CEO. São elas:

  • Ainwater (Santiago, Chile) é uma plataforma que combina inteligência artificial com engenharia para controlar e otimizar o consumo de energia durante o tratamento de efluentes.
  • Aquaservex (Santiago, Chile) oferece tecnologia que ajuda os edifícios a economizarem água que normalmente é desperdiçada pelas redes internas.
  • CITRUS (Querétaro, México) vende usinas de geração solar e oferece ‘Heat as a service’ onde os clientes pagam pela energia que consomem.
  • Isana Health Tech (Guanajuato, México) é uma farmácia digital que oferece preços mais baixos do que as farmácias regulares e uma API para integrar os clientes à sua clínica digital ou física.
  • Reciclapp (Santiago, Chile) opera uma plataforma que facilita o processo de reciclagem e promove a inclusão entre empresas, usuários e catadores.
  • Rokin (Santiago, Chile) trabalha com empresas para melhorar a saúde financeira de seus funcionários, oferecendo uma plataforma onde os usuários podem poupar e investir seu dinheiro em instrumentos seguros e de baixo risco, promovendo a educação financeira por meio da gamificação.
  • Tu Consejería (Cidade de Guatemala, Guatemala) oferece uma ferramenta de comunicação acessível que inclui chat e vídeo, o que permite que comunidades carentes tenham acesso a apoio psicológico de profissionais de saúde mental.
  • WeConnecta (Porto Alegre, Brasil) oferece uma plataforma digital de saúde com foco na saúde preventiva, promovendo o rastreamento e o diagnóstico precoce de doenças crônicas não transmissíveis entre seus usuários.

De outubro a dezembro de 2022, as startups selecionadas participarão de quatro workshops on-line e receberão orientação de empregados da MetLife, potenciais parceiros estratégicos, investidores, clientes e outros fundadores da América Latina e dos Estados Unidos. Além disso, os empreendedores realizarão sessões individuais com um analista de investimento para feedback e apoio.

As duas empresas mais bem classificadas por seus pares receberão uma doação da MetLife Foundation de $20,000 USD (vinte mil dólares) para serem investidos em suas operações locais.

Sobre a Village Capital

A Village Capital aajuda os empreendedores a levar grandes ideias de visão à escala. Nossa missão é reinventar sistemas para apoiar os empreendedores do futuro. Nossa visão é um futuro em que os negócios criem equidade e prosperidade a longo prazo. Desde 2009, apoiamos mais de 1.400 empreendedores em estágio inicial por meio de nossos programas de preparação para investimento. Nosso fundo afiliado, VilCap Investments, investiu em mais de 100 ex-alunos dos programas, incluindo nove empresas em estágio inicial na América Latina, como ePesos (2016), Fintual (2017) e Huli (2017).

Sobre a MetLife Foundation

Na MetLife Foundation, temos o compromisso de promover a mobilidade econômica inclusiva para comunidades carentes e sub-representadas em todo o mundo. Colaboramos com organizações sem fins lucrativos e fornecemos doações alinhadas a três áreas de foco estratégico: inclusão econômica, saúde financeira e comunidades resilientes, enquanto engajamos os funcionários da MetLife em voluntariado para aumentar nosso impacto.

A MetLife Foundation foi estabelecida em 1976 para dar continuidade à longa tradição da MetLife de doações corporativas e envolvimento da comunidade. Desde 1976, a MetLife Foundation contribuiu com mais de US $900 milhões em doações para fortalecer as comunidades onde a MetLife está presente. Para saber mais sobre a Fundação MetLife, visite metlife.org

Para mais informações sobre o programa ADAPT:
Village Capital
Sofía Cándano - sofia.candano@vilcap.com


Mais informações para imprensa: 
FSB Comunicação
Marina Gil Bedani – 11 98209-2449
Marina.gil@fsb.com.br

Juliana Macedo - 11 99307-2499
Juliana.macedo@fsb.com.br