Press Releases

Village Capital e MetLife Foundation lançam uma chamada para startups latino-americanas focadas em inclusão econômica, saúde financeira e resiliência comunitária

Written by Village Capital | Jan 8, 2024 3:00:00 PM
 

São Paulo, 8 de janeiro de 2023: Village Capital, em parceria com MetLife Foundation lançou uma chamada para inscrições no programa “Adapt: Inovação Social para um Futuro Mais Resiliente”, um programa de aceleração para startups orientadas a impacto que desenvolvem soluções que promovem equidade, democratizam o acesso a serviços básicos e fortalecem comunidades e indivíduos diante das mudanças climáticas, desigualdade econômica e outros desafios para o bem-estar.

O programa de aceleração acontecerá de março a maio de 2024. As inscrições se encerram em 9 de fevereiro. Todos os detalhes e critérios de elegibilidade podem ser encontrados aqui.

A América Latina enfrenta desafios sem precedentes, incluindo desastres naturais, dificuldades econômicas e acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, resultando em instabilidade comunitária. Aproximadamente 192 milhões de latino-americanos não têm acesso a serviços de saúde devido a restrições financeiras, impactando os rendimentos e as economias familiares. Países mais ricos, como Brasil, Chile e Colômbia, relatam diminuição nas economias, enquanto o México observa aumento nas economias usado para lidar com a inflação. Os serviços de saúde mental são escassos, com apenas 10% da força de trabalho mexicana tendo acesso e recursos inadequados alocados no Chile e na Colômbia. A região precisa urgentemente de ferramentas para a resiliência comunitária diante da incerteza.

Após lançamento bem-sucedido da iniciativa ADAPT na América Latina e nos Estados Unidos em 2022, a iniciativa deste ano apoiará projetos orientadas a impacto que desenvolvem soluções que promovem equidade, democratizam o acesso a serviços básicos e fortalecem comunidades e indivíduos diante das mudanças climáticas, desigualdade e outros desafios para o bem-estar. Este ano, apoiaremos iniciativas que buscam a resiliência social, dando prioridade a empreendimentos liderados por mulheres, bem como a fundadores que não tiveram a oportunidade de acessar a educação superior. O objetivo da Village Capital e da MetLife Foundation é apoiar aqueles que foram marginalizados ou tiveram menos acesso a recursos para crescer os seus projetos.

“Village Capital está entusiasmado por se associar novamente à MetLife Foundation para lançar este programa de aceleração na América Latina. Acreditamos em reinventar o sistema para apoiar empreendedores que estão enfrentando desafios sociais críticos”, disse Daniela Guerrero, Gerente de Programas da Village Capital. “Estamos especialmente empolgados em receber iniciativas lideradas por mulheres e empreendedores sem acesso à educação superior, enquanto trabalhamos juntos para construir uma sociedade mais resiliente e inclusiva na região”.

A chamada para inscrições está aberta a startups em Brasil, Chile, Colômbia, e México que desenvolvam soluções para abordar os seguintes desafios:

  • Preparação para desastres: Soluções focadas, mas não limitadas a, recuperação de desastres naturais que podem ajudar líderes comunitários a se preparar e se recuperar de desastres relacionados ao clima e outros desastres naturais.
  • Saúde e bem-estar: Startups que oferecem inovadoras maneiras de fornecer serviços de forma equitativa, democratizar o acesso e reduzir preconceitos nos serviços de saúde, e construir um sistema de saúde mais eficiente e acessível.
  • Acesso à educação: Startups que trabalham para aumentar o acesso a serviços educacionais, oferecer recursos para aprimorar as habilidades da população economicamente ativa ou desenvolver soluções para digitalizar recursos.
  • Resiliência financeira: Procuramos soluções que aproveitem oportunidades para melhorar a segurança financeira, fornecendo às comunidades as ferramentas certas para ter um plano de economia e acesso a financiamento quando necessário.

De março a maio de 2024, as startups selecionadas participarão de dois workshops on-line e um presencial na Cidade do México, além de receber orientação de possíveis parceiros estratégicos, investidores, clientes e outros fundadores e Organizações de Apoio ao Empreendedorismo (ESOs) na América Latina. As startups também terão a oportunidade de ter uma sessão individual com um analista de investimentos para receber feedback e apoio.

Duas empresas de cada grupo serão selecionadas por seus pares e receberão uma doação da MetLife Foundation de $10.000 (USD) para apoiar suas operações. Todas as startups que se inscreverem no programa serão convidadas a aderir ao Abaca, o produto online gratuito da Village Capital que permite aos empreendedores tomar decisões estratégicas de captação de recursos alinhadas com sua missão e visão. A Abaca hospeda ferramentas que ajudam os empreendedores a identificar seu nível de preparação para investimento, planejar e acompanhar marcos, explorar opções de financiamento e identificar recursos e fornecedores de capital relevantes.

Para mais informações, entre em contato com Yireth Villaverde na Village Capital (yireth.villaverde@vilcap.com).

Sobre a Village Capital

A Village Capital está reinventando o sistema de apoio aos empreendedores do futuro. Conhecido pelas suas abordagens inovadoras para apoiar fundadores na criação de soluções para questões sociais, econômicas e ambientais emergentes, VilCap desbloqueia capital social e financeiro crítico para que as empresas em estágio inicial possam maximizar o seu impacto nos negócios e seu crescimento.

A Village Capital começou a operar na América Latina em 2015. Agora tem mais de 20 programas de aceleração que incluíram mais de 20 países da região como Bolívia, Guatemala e Paraguai. VitalCap já apoiou mais de 200 startups locais trabalhando em setores como agricultura sustentável, mobilidade econômica e saúde financeira. Saiba mais em www.vilcap.com e siga @vilcap_latam.

Sobre a Fundação MetLife

Na Fundação MetLife, estamos comprometidos em impulsionar a mobilidade econômica inclusiva para comunidades desfavorecidas e sub-representadas em todo o mundo. Colaboramos com organizações sem fins lucrativos e concedemos subsídios alinhados com três áreas estratégicas - inclusão econômica, saúde financeira e comunidades resilientes - enquanto envolvemos voluntários da MetLife para ajudar a impulsionar o impacto. A Fundação MetLife foi estabelecida em 1976 para continuar a longa tradição de contribuições corporativas e envolvimento comunitário da MetLife. Desde 1976, a Fundação MetLife contribuiu com mais de US $900 milhões para fortalecer comunidades onde a MetLife tem presença. Para saber mais sobre a Fundação MetLife, visite www.metlife.org.