Innovations in Health Equity LatAm for document-1

Village Capital lança convocatória para startups focadas em transformar o ecossistema de saúde na América Latina

O programa de aceleração equipará startups da Argentina, Brasil, Colômbia e México com conexões e financiamento para enfrentar desafios críticos de saúde na América Latina

Read in English

Lee en español

São Paulo, 10 de outubro de 2024: Village Capital, com financiamento de Johnson & Johnson Foundation, lança o programa de aceleração Innovations in Health Equity LatAm. Esta iniciativa apoiará 10 startups focadas em melhorar o acesso e a qualidade da atenção médica na Argentina, Brasil, Colômbia e México. O programa busca soluções inovadoras em dispositivos médicos, logística e serviços médicos, gestão de saúde, coaching em saúde e bem-estar, e produtos biofarmacêuticos, direcionado a comunidades historicamente marginalizadas, desatendidas e de baixa e média renda além daquelas que vivem fora dos centros urbanos e em locais onde os serviços de saúde são limitados na América Latina.


Apesar dos esforços para melhorar a qualidade e o acesso à atenção médica na América Latina, o setor de saúde na região enfrenta uma variedade de desafios. Em muitos países, os investimentos em saúde permanecem abaixo dos níveis recomendados pela Organização Pan-Americana da Saúde para garantir um atendimento ótimo. Essa déficit pode afetara qualidade dos serviços de saúde, criando disparidades geográficas e barreiras econômicas para os pacientes. 


Para superar essas lacunas, é crucial capacitar os profissionais de saúde para que se conectem diretamente com as comunidades e as integrem ao sistema de saúde. A América Latina tem o potencial de alcançar um progresso significativo ao aproveitar soluções inovadoras, promover a colaboração entre os setores público e privado, e priorizar o investimento em infraestrutura de saúde.


Este programa de aceleração fornecerá às startups selecionadas mentoria, análise financeira, exposição na mídia e oportunidades de networking, além de aprendizado contínuo e apoio financeiro para abordar essas lacunas e melhorar a prestação de serviços de saúde na região.


A convocatória termina em 6 de dezembro de 2024. Todos os detalhes e critérios de elegibilidade podem ser encontrados aqui.


De fevereiro a abril de 2025, as startups selecionadas participarão de três workshops online. O currículo dos workshops se concentrará em fornecer suporte para desenvolver as redes e ferramentas necessárias para escalar seu impacto e elevar o potencial do suas comunidades. Elas trabalharão em estreita colaboração com especialistas da indústria, investidores e parceiros do ecossistema e trabalharão com um analista de investimentos que as treinará individualmente na construção de um modelo financeiro, na identificação de unidades econômicas e no uso de métricas financeiras para impulsionar o negócio e apoiar seu processo de captação de recursos.


Tres startups do grupo serão selecionadas por seus pares para receber subsídios de até USD $50.000 da Johnson & Johnson Foundation para expandir suas soluções. Todas as startups que se inscreverem no programa serão convidadas a se juntar ao Abaca, o aplicação web gratuita da Village Capital. O Abaca inclui o Capital Explorer, que ajuda os empreendedores a tomar decisões estratégicas de captação de recursos que estejam alinhadas com sua missão e visão, além de identificar recursos e provedores de capital relevantes. O Abaca também ajuda os empreendedores a avaliar sua preparação para investimento usando um conjunto consistente de níveis de investimento de risco (1-9) para, em seguida, planejar e acompanhar o progresso em direção ao próximo nível com o Milestone Planner.


Para mais informações, entre em contato com Yireth Villaverde na Village Capital (yireth.villaverde@vilcap.com).


Sobre a Village Capital

A Village Capital está reinventando o sistema de apoio aos empreendedores do futuro. Conhecido pelas suas abordagens inovadoras para apoiar fundadores na criação de soluções para questões sociais, econômicas e ambientais emergentes, VilCap desbloqueia capital social e financeiro crítico para que as empresas em estágio inicial possam maximizar o seu impacto nos negócios e seu crescimento.

A Village Capital começou a operar na América Latina em 2015. Agora tem mais de 20 programas de aceleração que incluíram mais de 20 países da região como Bolívia, Guatemala e Paraguai. VitalCap já apoiou mais de 200 startups locais trabalhando em setores como agricultura sustentável, mobilidade econômica e saúde financeira. Saiba mais em www.vilcap.com e siga @vilcap_latam.