FF_LatAM_lockup

Finerio, U-Zave, Creci, Akredito e ZIZU são selecionadas por seus pares para receber doação da aceleradora Finance Forward, da Village Capital

Duas startups receberão uma doação de US$ 50 mil e outras três receberão US$ 16 mil daFundação MetLife

Read in English
Lee en español

São Paulo, 10 de novembro de 2020 — A Village Capital, com o apoio de MetLife Foundation, PayPal e Moody's, anunciou hoje que Finerio, U-Zave, Creci, Akredito e ZIZU foram selecionadas por seus pares para receber uma doação como parte do programa Finance Forward LatAm 2020. Este programa é parte de uma coalizão global plurianual que visa apoiar empreendedores em quatro continentes que desenvolvem soluções tecnológicas para melhorar os problemas regionais relacionados à saúde financeira precária. 

“A falta de inclusão financeira já era um grande problema na América Latina, mesmo antes de o coronavírus afetar nossa economia de forma tão significativa”, diz Daniel Cossío, gerente regional da Village Capital América Latina. “Há anos a Village Capital apoia empreendedores do setor de saúde financeira em toda a região, pois sabemos que eles têm uma grande oportunidade de ajudar os 60% de latino-americanos que trabalham na informalidade – de entregadores de comida a vendedores de rua. Por causa da pandemia, nos adaptamos para poder agregar o mesmo valor por meio de nosso programa virtual.”

“As pequenas empresas e a população de baixa renda enfrentaram desafios de saúde financeiraainda mais significativos com a Covid-19”, afirma o presidente e diretor executivo da MetLife Foundation, Dennis White. “A MetLife e a MetLife Foundation estão empenhadas em ajudar a construir resiliência e planejar um futuro seguro. Os tempos de crise representam uma oportunidade de inovação e, por isso, confiamos nas soluções que os empreendedores da Finance Forward irão desenvolver.”

“No PayPal, temos paixão por democratizar o acesso a serviços financeiros”, diz Julie Vennewitz-Pierce, diretora do PayPal Gives. “Estamos entusiasmados para contribuir com o crescimento de empreendedores inovadores, que trabalham para construir a saúde financeira das famílias latino-americanas, e donos de pequenas e médias empresas. Sabemos que fazer parte do Finance Forward Latin America 2020 será um marco em suas carreiras e esperamos que eles continuem trabalhando para o mesmo objetivo que nós.”

“Na Moody's, acreditamos que é essencial apoiar os empreendedores que estão comprometidoscom a transformação de suas comunidades, especialmente durante estes tempos turbulentos”, afirma Arlene Isaacs-Lowe, responsável global de CSR da Moody's. “A pandemia de Covid-19 exacerbou os desafios de saúde financeira pré-existentes nas comunidades latino-americanas, tornando a iniciativa Finance Forward ainda mais importante do que antes no processo de reconstrução de economias melhores.”

Finerio, U-Zave, Creci, Akredito e ZIZU foram selecionadas por seus pares como as mais bem preparadas para receber investimentos no último dia do Finance Forward LatAm 2020, um programa de três meses para o desenvolvimento de startups, organizado pela Village Capital emcolaboração com MetLife Foundation, PayPal e Moody's. As doze startups do programa passaram por uma avaliação entre elas, por meio da lente do investidor, usando oito critérios de investimento específicos para a Village Capital. Finerio, U-Zave, Creci, Akredito e ZIZU foram classificadas como “as mais bem preparadas para receber investimentos”. As cinco empresas têm o seguinte core business:

  • Finerio (México) ajuda Fintechs, bancos e instituições financeiras a atualizarem seus
    serviços e processarem seus dados para ter conhecimentos úteis que catalisam o bem-
    estar financeiro de seus clientes.
  • U-Zave (Chile) ajuda os latino-americanos a economizarem para o futuro (já que 56%
    deles não o fazem), por meio de uma plataforma em que uma porcentagem de cada
    compra é armazenada em um fundo mútuo.
  • Creci (Colômbia) promove a saúde financeira concedendo empréstimos a MPMEs que
    cumprem uma das Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Auxilia seus clientes
    a identificarem e relatarem seu impacto, por meio de uma ferramenta online de fácil
    utilização, com o objetivo de capturar e traçar estatísticas de impacto para melhor atrair
    recursos de capital para MPMEs, gerando impacto social.
  • Akredito (Brasil) paga, consolida e refinancia todas as dívidas do inadimplente, cujo
    registro em bureaus de crédito impede a conquista de um emprego ou a solicitação de um novo empréstimo, entre outros.
  • ZIZU  (Argentina) é um serviço de remessas cartão-a-cartão para que as famílias
    argentinas possam controlar os recursos enviados de outros países, e que dá a essas
    famílias a segurança de uma renda, utilizando o mínimo de transações em dinheiro
    possível.

Pelo segundo ano consecutivo, uma startup brasileira foi selecionada por suas pares pela iniciativa Finance Forward. No entanto, 2020 é o primeiro ano em que cinco startups no programa receberão uma doação da MetLife Foundation. Cada uma das cinco startups são de diferentes países da América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

Mais de 140 empreendedores de 11 países da América Latina se inscreveram para fazer parte do programa. Dentre elas, as doze melhores startups de cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México) foram selecionadas. Todas as startups que se juntaram a nós nos últimos três meses já estão enfrentando desafios financeiros cruciais na região para ajudar os latino-americanos a navegarem pela atual crise financeira.

Para obter mais informações, entre em contato com Sofía Cándano, da Village Capital (sofia.candano@vilcap.com).

Sobre Village Capital

Village Capital ajuda empreendedores a fazer com que grandes ideias deixem de ser uma visão e passem a ter escala. Nossa missão é reinventar sistemas para apoiar os empreendedores do futuro. Nossa visão é um futuro em que os negócios criem equidade e prosperidade a longo prazo. Desde 2009, nossa equipe trabalha diretamente com mais de 1.100 empreendedores por meio de nossos programas de aceleração. Nosso fundo afiliado, VilCap Investments, investiu em mais de 110 startups, incluindo 9 empresas latino-americanas em estágio inicial, como Fintual, ePesos y Mutuo Financiera.

Sobre a Fundação MetLife

Na MetLife Foundation, acreditamos que a saúde financeira pertence a todos. Reunimos soluções ousadas, profunda experiência financeira e subsídios significativos para criar saúde financeira para pessoas e comunidades carentes que desejam mais. Estabelecemos parcerias com organizações de todoo mundo para criar soluções de saúde financeiras e construir comunidades mais fortes, envolvendo os funcionários voluntários da MetLife para ajudar a gerar impacto. A MetLife Foundation foi criada em 1976 para continuar a longa tradição de contribuições corporativas e envolvimento com as comunidades. Desde a sua fundação até o final de 2019, a MetLife Foundation forneceu mais de US $860 milhões em subsídios e US $85 milhões em investimentos relacionados a programas para causar um impacto positivonas comunidades onde a MetLife opera. Até o momento, nosso trabalho de saúde financeira atingiu 13,4 milhões de pessoas de baixa renda em 42 países. Para saber mais sobre a MetLife Foundation, visite metlife.org.

Sobre o PayPal

O PayPal permanece na vanguarda da revolução dos pagamentos digitais há mais de 20 anos. Ao alavancar a tecnologia para tornar os serviços financeiros e o comércio mais convenientes, acessíveis e seguros, a plataforma PayPal capacita mais de 350 milhões de consumidores e comerciantes, em mais de 200 mercados, para ingressar e prosperar na economia global. Para mais informações, visite paypal.com

Siga-nos em Siga-nos em @ PayPalMéxico, PayPalMéxico (Facebook), PayPalMexico (YouTube) y PayPal Latam (Blog).

*Para mais informações, visite: www.paypal.com.mx

Sobre Moody’s

A Moody's (NYSE: MCO) é uma empresa global integrada de avaliação de risco que capacita as organizações a tomar melhores decisões. Nossos dados, soluções analíticas e insights auxiliam os tomadores de decisão a identificar oportunidades e gerenciar os riscos ao fazer negócios. Acreditamos que uma maior transparência, decisões mais fundamentadas e acesso adequado às informações abrem as portas para o progresso compartilhado. Com mais de 11.000 funcionários em mais de 40 países, a Moody's combina presença internacional com especialização local e mais de um século de experiência nos mercados financeiros. Saiba mais em moodys.com/about.

A Moody's busca construir um mundo em que mais pessoas têm acesso a oportunidades e no qual todos têm o que precisam para crescer e prosperar. Estamos comprometidos em abrir as portas para um futuro mais brilhante por meio de nossos programas globais de responsabilidade social corporativa, conectandopessoas ao redor do mundo com o conhecimento e os recursos necessários para terem sucesso. Para mais informações, visite moodys.com/csr.